A parceria entre a ONG Reflorestar e Reciclar Para o Futuro e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos se consolidou no último mês de Junho através do projeto da Secretaria “RN + Verde”.
O Rio Grande do Norte vem sofrendo um grave processo de desertificação, quem em termos simples é o processo no qual a vegetação das áreas secas diminuem e até mesmo desaparecem. As causas desse problema podem ser tanto naturais como o clima quente e seco, assim como humanas, como o desmatamento e a exploração intensiva do solo.
Diversos são os problemas considerados consequências da desertificação do solo. Por exemplo, o aumento da fome, o crescimento do índice de mortalidade e dos processos migratórios, diminuição da área cultivável e da produtividade do solo e o crescimento da pobreza.
Nessa perspectiva, é de fundamental importância que façamos algo para amenizar os impactos da desertificação. Esse é o objetivo do projeto RN + Verde.
O projeto planeja reflorestar em torno de 500 áreas públicas e privadas ao redor do estado norte-riograndense. A ONG Reflorestar e Reciclar Para o Futuro construiu um viveiro em um ponto estratégico onde a SEMARH não havia onde produzir mudas. Dessa forma, a ONG está doando milhares de mudas à Secretaria para fazer o reflorestamento do Rio Grande do Norte turbinar.